CONHECENDO O FIO DO SEU CABELO.

Definitivamente considerado como a moldura do rosto, os cabelos exercem fascínio em homens e mulheres. Sedosos, longos, esvoaçantes e com volume na medida certa, são armas de sedução. Cachos definidos e comportados remetem a um saudosismo romântico. Curtos, desfiados e coloridos trazem modernidade, enquanto o tradicional corte Chanel evoca sofisticação e charme. O cabelo tem esse poder transformacional! Sua maleabilidade oferece um leque quase inesgotável de opções, onde a criatividade e a técnica se unem para criar os mais variados efeitos de forma, cor e luz. Mas você sabe do que é composto o fio do seu cabelo?
Chamamos de cabelo o conjunto de pêlos da cabeça humana. Cada pêlo, também conhecido como fio de cabelo, apresenta uma complexa estrutura de fibras naturais formadas por células queratinizadas, organizadas e orientadas de forma longitudinal.
Cada fio de cabelo é composto por três camadas sobrepostas: a cutícula, o córtex e a medula. Em conjunto, essas camadas contribuem para criar o tipo, a resistência, a cor e a forma natural do cabelo.
A CUTÍCULA é a camada externa e constitui a proteção natural do cabelo, servindo como a principal barreira à penetração de agentes químicos para o interior dos fios. A cutícula é formada por células queratinizadas sobrepostas uma sobre as outras, como as telhas formam o telhado, conferindo-lhe a característica de multicamadas. Em condições normais, essa superfície reflete luz e confere proteção, dando aspecto de brilho aos cabelos, além de torná-los mais fáceis de pentear.
O CÓRTEX é a camada interna (segunda camada) e compõe cerca de 70% da massa do fio de cabelo. É aí que se encontra a melanina, responsável pela cor dos cabelos, que varia de acordo com a mistura e quantidade de grânulos de pigmentos. O córtex é responsável por conferir elasticidade ao fio do cabelo.
A MEDULA é o centro do fio, localizada na parte central e é como a “espinha dorsal” do cabelo, responsável pela sustentação dos fios.

Em sua composição química, cada fio é uma fibra protéica, rica em queratina, que se forma a partir dos aminoácidos. Cerca de 95% da estrutura do fio é composta por proteína. Os outros 5% são formados por água, melanina, lipídeos e traços de oligoelementos. O PH do cabelo varia entre 4,5 e 5,5 (levemente ácido).
É por isso que em se tratando de cabelos porosos e danificados por processos químicos, a primeira preocupação deve ser recuperá-lo, repondo a massa protéica perdida e doando água para esse cabelo. Outra dica é ficar de olho no PH dos produtos, dando preferência aos produtos ácidos, com PH semelhante ao do fio natural.

2 comentários:

  1. esse negócio de informar o PH dos produtos deveria ser obrigatório não? muitos produtos não informam o ph..
    adorei o post,
    visite meu blog: www.thaispimentelmakeup.blogspot.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  2. tb concordo com vc
    obgado por comentar ....por favor seja uma Seguidoras do meu blog
    bjs.....

    ResponderExcluir